Description
Disfunções temporomandibulares (Datm) são problemas causados na articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação é a responsável pela ligação da mandíbula ao crânio. Esses músculos são os responsáveis por controlar qualquer movimento do maxilar.
Quando há o funcionamento anormal desta articulação o paciente apresenta como sintomas mais comuns, dores de cabeça, estalos ou ruídos ao mastigar e problemas na mastigação.
Mas porque sentimos estas dores?
Grande parte dos sintomas e dores relacionados aos distúrbios de ATM tem relação direta com o sistema emocional do paciente. Fatores como estresse e ansiedade,por exemplo, alteram o funcionamento do nossos sistema estomatognático que engloba a estrutura da cabeça, pescoço e face. Outra possibilidade, está relacionado à oclusão da boca (maneira como os dentes superiores e inferiores estão alinhados),desgaste do osso e dos ligamentos que ligam esta articulação.
Alguns dos sintomas mais comuns de Datm incluem:
- Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
- Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
- A mandíbula trava, sai do lugar;
- Dor nos músculos de mastigação;
- Dificuldade ao mastigar ou morder;
- Inchaço do rosto;
- Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).
- Sensação de “areia” no ouvido
- Bruxismo
- Sinusite
- Rinite
- Labirintite
- Vertigem
- Dor na face
- Dor na cervical
- Dificuldade em mastigar alimentos duros
- Insônia
- Dificuldade em abrir a boca
- Deslocamento da mandíbula
Como tratar
O tratamento para os casos de ATM ou Datm incluem um trabalho multidisciplinar com a ajuda de um dentista. Este profissional irá trabalhar com o paciente os casos de bruxismo (apertar e ranger dos dentes), por exemplo, e também com a indicação da placa miorelaxante para os casos de oclusão.
Já com a fisioterapia são realizadas massagem no rosto para quebrar a hiperatividade da musculatura da face, manipulações dentro da boca em postos específicos de tensão e melhor funcionamento do côndilo, exercícios para a abertura da boca, trabalho com TENS(Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation – Neuroestimulação elétrica transcutânea),laser e ultrassom para alívio de dor na articulação temporomandibular, relaxamento da musculatura e o trabalho de hiperboloide com propriocepção da boca.