contato@dfisio.com.br

R. Montevidéu, 95 - Londrina

ATM ou Datm

Description

Disfunções temporomandibulares (Datm) são problemas causados na articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação é a responsável pela ligação  da mandíbula ao crânio. Esses músculos são os responsáveis por controlar qualquer movimento do maxilar.

Quando há o funcionamento anormal desta articulação o paciente apresenta  como sintomas mais comuns, dores de cabeça, estalos ou ruídos ao mastigar e problemas na mastigação.

Mas porque sentimos estas dores?

Grande parte dos sintomas e dores relacionados aos distúrbios de ATM tem relação direta com o sistema emocional do paciente. Fatores como estresse e ansiedade,por exemplo, alteram o funcionamento do nossos sistema estomatognático que engloba a estrutura da cabeça, pescoço e face. Outra possibilidade, está   relacionado à oclusão da boca (maneira como os dentes superiores e inferiores estão alinhados),desgaste do osso e dos ligamentos que ligam esta articulação.

Alguns dos sintomas mais comuns de Datm incluem:

• Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
  • A mandíbula  trava, sai do lugar;
  • Dor nos músculos de mastigação;
  • Dificuldade ao mastigar ou morder;
  • Inchaço do rosto;
  • Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).
  • Sensação de “areia” no ouvido
  • Bruxismo
  • Sinusite
  • Rinite
  • Labirintite
  • Vertigem
  • Dor na face
  • Dor na cervical
  • Dificuldade em mastigar alimentos duros
  • Insônia
  • Dificuldade em abrir a boca
  • Deslocamento da mandíbula

Como tratar

O tratamento para os casos de ATM ou Datm incluem um trabalho multidisciplinar com a ajuda de um dentista. Este profissional irá trabalhar com o paciente os casos de bruxismo (apertar e ranger dos dentes), por exemplo, e também com a indicação da placa miorelaxante para os casos de oclusão.

Já com a fisioterapia são realizadas massagem no rosto para quebrar a hiperatividade da musculatura da face, manipulações dentro da boca em postos específicos de tensão e melhor funcionamento do côndilo, exercícios para a abertura da boca, trabalho com TENS(Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation – Neuroestimulação elétrica transcutânea),laser e ultrassom para alívio de dor na articulação temporomandibular, relaxamento da musculatura e o trabalho de  hiperboloide com propriocepção da boca.